Rentabilidade

Em complementação ao Balanço Patrimonial Consolidado divulgado trimestralmente no jornal Faeces e Você, a FAECES divulga mensalmente a rentabilidade do Plano de Benefício Definido e do Plano de Benefícios II.

O resultado dos investimentos foi bastante positivo no mês de Julho/2018. O plano BD teve rentabilidade de 2,16% e o plano II de 1,51%.

Todos os segmentos tiveram rentabilidade positiva, com destaque no plano BD e no plano CV para a renda variável (6,11% e 5,15%) e renda fixa inflação (2,64% e 2,72%). O segmento de participações do Plano BD também se destacou, com rentabilidade de 3,71%, em função da rentabilidade do fundo BTG Infra II (43,15%).

A meta dos Planos ficou em 1,90% no mês e no ano está em 6,19%. O plano BD superou a meta do mês e o plano II não superou a meta. No ano os dois planos estão abaixo da meta.

Conforme apontado no mês passado, ainda são esperadas instabilidade e alta volatilidade nos mercados interno (principalmente em função das eleições) e externo.

Confira abaixo a rentabilidade dos planos de benefícios acumulada até julho de 2018.

É importante lembrar que o benefício de aposentadoria do Plano de Benefício Definido (Plano BD) equivale à diferença entre 78% da média dos 12 últimos salários de participação corrigidos pelo INPC e o benefício hipotético do INSS. O seu valor independe da rentabilidade do plano.

Já no Plano de Benefícios II (Plano II), o benefício de aposentadoria é calculado com base no Saldo de Conta constituído por suas contribuições básicas e adicionais, valores portados e contribuições normais do patrocinador, atualizado pela rentabilidade do plano.

2018:
Julho
Junho | Maio
Abril | Março
Fevereiro | Janeiro

2017:
DezembroNovembro
OutubroSetembro
AgostoJulho
Junho | Maio
Abril