Rentabilidade

Em complementação ao Balanço Patrimonial Consolidado divulgado trimestralmente no jornal Faeces e Você, a FAECES divulga mensalmente a rentabilidade do Plano de Benefício Definido e do Plano de Benefícios II.

Em maio, apesar do segmento de renda fixa ter fechado no positivo, todos os outros segmentos tiveram rentabilidade abaixo da meta no mês. Todavia, a rentabilidade do Plano BD continua acima da meta, enquanto a do Plano II encontra-se abaixo da meta atuarial – fato ocorrido em razão da piora considerável dos diversos cenários econômicos e políticos, tanto no Brasil como no exterior. A greve dos caminhoneiros, a dificuldade do governo em lidar com o movimento grevista, a queda da diretoria da Petrobrás, a interferência política para tabelamento do preço do óleo diesel e o aumento da taxa de juros americana, entre outros, foram agentes essenciais desse panorama.

Confira abaixo a rentabilidade dos planos de benefícios acumulada até maio de 2018.

É importante lembrar que o benefício de aposentadoria do Plano de Benefício Definido (Plano BD) equivale à diferença entre 78% da média dos 12 últimos salários de participação corrigidos pelo INPC e o benefício hipotético do INSS. O seu valor independe da rentabilidade do plano.

Já no Plano de Benefícios II (Plano II), o benefício de aposentadoria é calculado com base no Saldo de Conta constituído por suas contribuições básicas e adicionais, valores portados e contribuições normais do patrocinador, atualizado pela rentabilidade do plano.

2018:
Maio
Abril | Março
Fevereiro | Janeiro

2017:
DezembroNovembro
OutubroSetembro
AgostoJulho
Junho | Maio
Abril