19/10/2018

Outubro Rosa: todos juntos na prevenção ao câncer de mama

Nesse mês celebramos o Outubro Rosa – uma época onde, anualmente, organizações ao redor do mundo compartilham informações sobre o câncer de mama, promovem a conscientização sobre a doença e proporcionam maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade pela doença.

A FAECES apoia o Outubro Rosa e convida participantes e assistidas a refletirem sobre a importância da prevenção. É importante ressaltar que o câncer de mama não tem somente uma causa. Vários fatores podem influenciar no desenvolvimento da doença, como hábitos comportamentais, história reprodutiva e hormonal, além de histórico familiar e genético.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:

  • Praticar atividade física regularmente;
  • Alimentar-se de forma saudável;
  • Manter o peso corporal adequado;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas; e
  • Amamentar.

Além disso, o autoexame é fundamental para detectar precocemente possíveis alterações nas mamas, tais como: caroço (nódulo) endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço; saída espontânea de líquido dos mamilos.

Para saber mais, acesse aqui a cartilha da Campanha Outubro Rosa 2018 elaborada pelo INCA.

Compartilhe: