3 erros que afastam você da felicidade financeira

Pobreza não é sinônimo de tristeza! Você certamente conhece muita gente com poucos recursos que vive feliz e com muita dignidade. Acontece que em muitos casos, os erros são cometidos por pessoas que acham que estão fazendo as coisas certas.

A intenção faz diferença, mas só ela não é suficiente para colocar as finanças em ordem. O risco que se corre ao não dar atenção para outros aspectos – e seguir insistindo no “eu sei o que estou fazendo” – é comprometer as chances de crescer na vida.

Aos poucos, a esperança vai se esvaindo e deixando cada vez mais espaço para a tristeza. E a busca pela felicidade, inclusive financeira, é fundamental, afinal é isso que nos motiva e acalenta outros sonhos e objetivos. Por isso, conheça agora 3 erros que afastam você da felicidade financeira.

Erro 1: Falar de tudo, mas não abrir espaço para falar sobre dinheiro em casa

Falar sobre dinheiro apenas quando ele é um problema é um grave erro e faz com que sejamos muito infelizes.

Faça diferente: converse sempre sobre dinheiro com sua família. Comece aos poucos, explique alguns conceitos e demonstre é importante ter todos unidos em prol de algo tão relevante como as finanças.

Erro 2: Utilizar o crédito como parte da renda

Se tem algo que é definitivamente um problema no Brasil é o crédito. O acesso ao crédito é terrível, os juros são nefastos (quem não se sente roubado, quando falamos de juros no Brasil?) e ainda assim muita gente utiliza o crédito como parte da renda.

Não perca tempo e dinheiro e pare com a cultura do “Impossível ter isso se for sem carnê”. Ajuste sempre que necessário o orçamento de casa! A regra de ouro da educação financeira não pode nunca ser esquecida: jamais gaste mais do que ganha.

Erro 3: Pensar apenas no agora e o futuro para o futuro

O brasileiro está vivendo cada vez mais. Por conta da longevidade, alterações devem acontecer em breve na previdência pública para equilibrar a conta, afinal um sistema onde as pessoas vivem mais, mas trabalham e contribuem o mesmo tempo de outras épocas não pode funcionar não é mesmo?

Precisamos tratar do assunto com responsabilidade. Ter um planejamento de longo prazo e nos prepararmos para viver cada vez mais, de acordo com as necessidades dessa vida mais longeva. Não pensar no futuro é um erro que custa (e custará) cada vez mais caro! Se você deseja uma vida rica e feliz, deve se preparar desde sempre, começando agora.

Fonte: Ricardo Pereira, para o Dinheirama

1
Olá, seja bem vindo ao atendimento digital FAECES. 💡 Esse canal, é exclusivo para assuntos do Plano de Saúde VIVA+:
✔️ Solicitar Autorização de Exames.
✔️ Solicitar 2 Via de Boletos.
✔️ Acessar Guia Médico.
... Entre outros serviços Assistenciais.

💬 Então, como podemos ajudar ?
Powered by