A FAECES

Nossa História

Ao longo dos anos, a FAECES tornou-se uma das mais importantes políticas de Recursos Humanos oferecidas pela Cesan aos seus empregados.   Hoje, são muitos os fatos que constatam o sucesso que é a Fundação.     Confira alguns destaques, a seguir:

Em 20 de setembro de 1994, a criação da FAECES foi aprovada na negociação coletiva 94/95 e no dia 28 de dezembro do mesmo ano, a então Secretaria de Previdência Complementar, aprovou o estatuto e o regulamento do plano de benefício definido, mas foi em 25 de abril de 1995 que a Fundação iniciou oficialmente suas atividades, tendo como objetivo principal a suplementação de aposentadoria aos empregados da Cesan. Em dezembro daquele ano, o índice de adesão ao Plano de Benefício Definido (BD) foi de 99,61%.

A partir de janeiro de 1997, a FAECES também passou a operar o Plano de Assistência à Saúde FAECES – PLASS. Em setembro do mesmo ano, foram aprovados os critérios e procedimentos para a concessão de empréstimos aos participantes da Fundação.

Em novembro de 2005, a então Secretaria de Previdência Complementar – SPC, hoje Previc, aprovou o Plano de Benefícios II, na modalidade de Contribuição Variável. Com isso, o Plano BD foi fechado para novas adesões.

Já em 2011, a FAECES transformou a sua comunicação, instituindo novos canais de informação e relacionamento que refletiram o interesse da Fundação em transmitir, com clareza e transparência, os resultados de cada ação da Diretoria e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal.

Em janeiro de 2013, o presidente da FAECES, Luiz Carlos Cotta, assumiu uma Diretoria da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar – Abrapp, Regional Sudeste. Isso representou a conquista de um espaço a nível nacional, que demonstrou o reconhecimento da FAECES pelos fundos associados à ABRAPP, em função da correta gestão implementada pela Entidade.

Ainda naquele ano, a Fundação disponibilizou uma área restrita em seu site da internet, para facilitar o acesso à informação sobre saldos de reserva, empréstimos, contracheques e outros temas de interesse dos participantes e assistidos.

Já em 2017, a FAECES ampliou ainda mais a oferta de assistência à saúde através da implantação do Plano de Saúde Viva+, com a cobertura de serviços de assistência médica ambulatorial, hospitalar com obstetrícia e odontológica, de acordo com o rol de procedimentos editado pela Agência Nacional de Saúde – ANS.

Em 2020, completaremos 25 anos de existência, na expectativa de implementar um novo plano de benefícios, o PLANO FAMÍLIA, e promover, cada vez mais, tranquilidade e segurança para os empregados da Cesan e seus dependentes.

Missão

Administrar planos previdenciários e assistenciais com alto padrão de qualidade, de forma eficiente, flexível, transparente e com absoluto respeito à legislação.

Visão

Ser referência na gestão de planos de benefícios previdenciários e assistenciais.

Valores

Relacionamento respeitoso, sigilo e integridade das informações, qualidade dos serviços prestados, equilíbrio financeiro dos planos e canais de comunicação adequados.

Estrutura Organizacional

Conselho Deliberativo
É o órgão de deliberação e orientação superior da FAECES, cabendo-lhe fixar os objetivos e políticas previdenciais. Sua ação se exerce pelo estabelecimento de diretrizes fundamentais e normas gerais de organização, operação e administração.

Conselho Fiscal
É o órgão de controle interno da Entidade, responsável pela sua fiscalização, cabendo-lhe zelar pela sua gestão econômico-financeira e pelo cumprimento das disposições estatutárias, normas e legislações.

Diretoria-Executiva
É o colegiado responsável pela administração da Fundação, em conformidade com as políticas e diretrizes definidas pelo Conselho Deliberativo, devendo controlar e fiscalizar todas as atividades de seus agentes e representantes, elaborando normas para garantir o funcionamento da Entidade.

Estatuto

O Estatuto da FAECES traz um conjunto de princípios e normas que norteia a Fundação e define as diretrizes para os atos dos órgãos estatutários, bem como a forma de composição e atribuições da Diretoria Executiva e dos Conselhos Deliberativo Fiscal.

Clique abaixo para acessar o documento, na íntegra.

O Código de Conduta e Ética contem um conjunto de valores, princípios e condutas que pauta as atividades e os relacionamentos na FAECES, direciona e harmoniza as posturas individuais e coletivas através dos princípios éticos da verdade, honestidade, legalidade, transparência, lealdade, confiança, integridade, respeito e confidencialidade.

Comitê de Conduta e Ética

  • Bianca Lemos de Sousa Lima
    Membro representante do Conselho Deliberativo
  • Millena Plaster Benevides Freitas
    Membro representante do Conselho Fiscal
  • Andre Barbosa Barreto Duarte
    Membro representante da Diretoria Executiva
  • Vera Lúcia Silva
    Membro representante dos empregados

Clique abaixo para acessar o documento, na íntegra.

Luiz Carlos Cotta

Diretor Presidente

Luiz Carlos Cotta foi empregado da CESAN no período de 1977 a 2016, onde ocupou funções de chefe de Seção, Divisão, Gerente de Recursos Humanos, Assessor de Relações Trabalhistas e Diretor Administrativo e Financeiro. Atuou como Conselheiro e atualmente é Diretor da Regional Sudeste da Associação Brasileira de Entidades Fechadas de Previdência Complementar – ABRAPP, é também Diretor Vice-Presidente da Universidade Corporativa da Previdência Complementar – UniAbrapp. Graduado em Administração, com MBA em Previdência Complementar pela UFRJ e Gestão Empresarial pela FGV, possui ainda recertificação com ênfase em investimentos pelo ICSS. Em 1996 foi eleito e posteriormente indicado Diretor de Administração e Finanças da FAECES e atua desde 2012 na função de Diretor Presidente.

Ana Cristina Munhós de Souza

Diretora de Seguridade

Ana Cristina Munhós de Souza foi empregada da CESAN atuando por cerca de 17 anos como Assessora/Coordenadora Jurídica e também foi Titular de Gabinete da Presidência e Assessora da Diretoria de Administração e Finanças. Desligou-se da empresa em fevereiro de 2017. Desde 1995 atuou como Conselheira da FAECES, tanto no Conselho Fiscal como no Deliberativo, sendo os seus dois últimos mandatos como membro do Conselho Deliberativo, no período de 26/04/2011 a 25/04/2015 e de 26/04/2015 a 07/02/2017. É Bacharel em Direito pela Faculdade de Direto de Colatina, com pós-graduação em Direitos Difusos e Coletivos pela UNAMA. Também é pós-graduada pela EMES – Escola da Magistratura Estadual do ES e possui Curso de Extensão na Escola do Ministério Público Estadual do ES e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.

Andre Barbosa Barreto Duarte

Diretor Administrativo e Financeiro

Andre Barbosa Barreto Duarte, antes de ser empregado da CESAN, foi Analista de Controladoria da AFECC – Hospital Santa Rita de Cássia. Na CESAN desde 2006, trabalhou principalmente na Assessoria de Auditoria Interna e Coordenadoria de Controle, Transparência e Ouvidoria. Atuou como Conselheiro Fiscal da FAECES de 2011 a 2015 e como Conselheiro Deliberativo no período de 26/04/2015 a 06/02/2017. É graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com MBA Executivo em Controladoria e Finanças pela FUCAPE e em Gestão Empresarial pela FGV. Possui Certificação pelo ICSS.

Conselho Deliberativo

Efetivos

  • Mateus Rodrigues Casotti
  • Romeu Souza Nascimento Júnior
  • Adivalti Antonio Nunes Loureiro
  • Bianca Lemos de Sousa Lima

Suplentes

  • Sérgio Henrique Vieira Rabello
  • Jouze F. Wander Haeyden Lentini
  • Sebastião Fortes Coelho
  • Atila Travaglia Pasini

Conselho Fiscal

Efetivos

  • Reginaldo José de Castro
  • Millena Plaster Benevides Freitas
  • Tiago Siqueira da Silva
  • Stênio Santos Sales

Suplentes

  • Leandro Rezende de Abreu
  • Ana Maria Gusmão Lyra Silveira
  • Karla Ponzo Vaccari

Nossa Equipe

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PRESIDÊNCIA

Luiz Carlos Cotta (Diretor-Presidente)

Luciana Bellucio (Secretária)
Jaqueline Sarcinelli Vervloet Zipinotti

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DIRETORIA DE SEGURIDADE

Ana Cristina Munhós de Souza (Diretora)

Seguridade:
Vera Lúcia Silva
Vanessa Domingos dos Santos

Assistencial:
Sara Dias Samora Melo
Karla Piva Fernandes
PatríciaLobato Pereira
Jane Mara Santanna
SharonDjenane Lobo
Christian Pedro Pessotti

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DIRETORIA ADM. E FINANCEIRA

Andre Barbosa Barreto Duarte (Diretor)

Contabilidade, Financeiro e Investimentos:
Célio Ramos Lopes
Regeslane Cândida Caitano
Leilane Freire de Souza
Maria Cândida Gomes

Empréstimos e Contratos:
Eliana Caron Del Piero Pereira

Tecnologia da Informação:
Thiago Lima Siqueira
Alexandre da Silva Oliveira

Participantes e Assistidos

Em Agosto de 2019, a FAECES contava com:

0
Participantes
0
Assistidos

Veja no quadro a seguir o número de participantes e assistidos por Plano de Benefícios:

Patrimônio

Evolução Patrimonial do Plano de Benefício Definido

Evolução Patrimonial do Plano de Benefícios II