Como evitar prejuízos com as novas regras do cartão de crédito?

Até o começo deste ano, você podia pagar o mínimo da fatura do cartão de crédito sempre que quisesse. A diferença passava, então, para a fatura seguinte, acrescida de juros. Isso, porém, acabou. Se você ainda não tem certeza sobre o que mudou na prática, leia o artigo a seguir.

Como evitar prejuízos com a dívida do cartão?

Nas regras antigas, muita gente corria o risco de entrar no efeito “bola de neve”: a pessoa sempre pagava o mínimo, e os altos juros tornavam a dívida impossível de pagar. Com as novas regras e os juros mais baixos no crédito parcelado, a ideia é ter uma dívida menor e mais acessível.

Porém, é preciso atenção: os juros do parcelamento são menores que os do crédito rotativo, mas ainda assim são muito altos. Além disso, os gastos descontrolados, somados às parcelas de faturas anteriores, podem comprometer seu orçamento.

Veja algumas dicas para evitar prejuízos!

Pague o valor total sempre que possível

O melhor jeito para evitar o endividamento continua sendo o mesmo de sempre: pague o valor total sempre que for possível. Para isso, procure controlar seus gastos e prefira o pagamento à vista, com dinheiro ou cartão de débito. Um aplicativo pode ajudar você a organizar suas despesas.

Quite a dívida logo no mês seguinte

Se não foi possível pagar o valor total, evite ao extremo novos gastos no cartão de crédito e tente quitar a dívida no mês seguinte.

Apesar da alta taxa do rotativo, em períodos curtos o valor total tende a ser menor do que a soma das prestações do parcelamento. Assim, você não perde tanto dinheiro.

Veja se um empréstimo não é mais barato que o parcelamento

Se, mesmo controlando os gastos, você não tiver dinheiro para pagar o total da fatura no mês seguinte, analise com calma as opções.

A administradora do seu cartão oferecerá um parcelamento na própria fatura. Antes de aceitá-lo, consulte taxas e prazos para fazer um empréstimo pessoal e quitar a dívida.

Hoje, é possível encontrar empresas que oferecem crédito com juros menores e fazem todo o processo pela internet, sem precisar sair de casa, de forma prática e rápida.

Fonte: Guia Bolso

1
Olá, seja bem vindo ao atendimento digital FAECES. 💡 Esse canal, é exclusivo para assuntos do Plano de Saúde VIVA+:
✔️ Solicitar Autorização de Exames.
✔️ Solicitar 2 Via de Boletos.
✔️ Acessar Guia Médico.
... Entre outros serviços Assistenciais.

💬 Então, como podemos ajudar ?
Powered by