Como você usa o seu Cartão de Crédito?

Quando bem utilizado, ele pode ser um importante aliado para ajudar o seu Fluxo de Caixa e facilitar muito o dia-a-dia de suas finanças, eliminando a necessidade de carregar sempre algum dinheiro. Que tal fazer uma rápida análise? Dura só 1 minuto!

Tudo bem, talvez dure um pouco mais que isso, mas pouca coisa. Analise os pontos abaixo e entenda um pouco melhor como está a sua situação com relação ao seu Cartão de Crédito.

1. Quantos cartões de crédito você tem?

O ideal mesmo seria ter somente 1 cartão de crédito. Com isso você concentra a utilização, aumenta o valor total das compras e assim tem mais possibilidade de barganhar o pagamento de taxas menores e conquistar mais vantagens. Afinal, para a operadora do cartão, quanto mais você gastar, melhor.

Em alguns casos, principalmente para aqueles que viajam muito a negócios, é interessante ter um segundo cartão de uma outra bandeira diferente. Isto porque certos estabelecimentos podem aceitar somente um tipo de bandeira, além de aumentar o seu limite total de crédito, para o caso de emergências.

Mas, se este não for o seu caso, dificilmente será necessário ter vários cartões. Escolha o melhor deles (com taxas menores e maiores vantagens) e cancele todos os outros.

2. Você tem parcelado a fatura do seu cartão de crédito?

Um bom indicador do bom uso do cartão é o fato de você sempre pagar as faturas em dia, no valor total. Se você tem que usar o parcelamento, significa que você gastou mais do que pode pagar.

Não há grandes problemas se isso ocorrer esporadicamente, no caso de uma emergência ou gasto adicional necessário. Mas fique bem atento a este indicador e acenda a luz vermelha se o parcelamento se tornar uma rotina.

Clique aqui e continue a leitura do artigo.

Fonte: Minhas Economias

Leave a Comment