Dicas de finanças para quem planeja ter um filho

Quando o assunto é gravidez, é difícil ter realmente certeza de que aquela é a hora certa. Mas, pensando nas finanças, é possível sim se planejar para tornar esse caminho mais tranquilo. Antes do nascimento, é preciso deixar tudo pronto para a chegada, depois, os custos fixos sobem bastante. Confira, então, um passo a passo para se preparar financeiramente para esse momento.

1) Comece a poupar

Quanto antes você der início ao planejamento, mais fácil será evitar uma mudança abrupta no seu padrão de vida quando a criança nascer. O ideal é começar a sua reserva financeira mesmo antes de engravidar. Mas claro: nem sempre isso é possível. Por isso, comece a organizar-se assim que puder.

2) Liste as despesas futuras

Para saber o quanto precisará poupar, é preciso fazer as contas. Comece fazendo uma lista de quais seriam os seus gastos durante a gravidez, no parto e, posteriormente, o seu custo fixo mensal com a chegada do bebê.

3) Faça as contas

Com essa lista em mãos, você poderá partir para a pesquisa de preços. Os valores dos itens para grávidas e bebês variam muito, por isso, é fundamental comparar preços em diversas lojas, físicas e virtuais.

4) Escute quem já passou por isso

Esse mercado também cheio de itens “indispensáveis” – que na verdade não o são. Por isso, é importante ficar atenta para não acabar gastando com produtos que não valerão a pena. Pesquisar e ouvir a opinião de quem já experienciou a maternidade pode ser muito útil nesse momento.

5) Aproveite doações e empréstimos

Muitos itens são usados por pouquíssimo tempo pelo bebê, principalmente roupas, e outros podem ficar em perfeito estado depois do uso, como um berço. Por isso, é muito comum que mães emprestem ou doem produtos entre si. Esse hábito é ótimo para que você possa reduzir a lista de despesas nessa fase.

Não se planejou?

Se o bebê já está caminho e você não estava preparada para isso, tudo bem. A hora agora é de repensar suas finanças. Depois de listar as despesas e pesquisar preços, você saberá mais ou menos quanto precisará guardar. Assim, poderá buscar onde cortar gastos e reorganizar o orçamento.

* Com informações do livro “Finanças Femininas”, de Carolina Ruhman Sandler e Samy Dana.

Fonte: Finanças Femininas

1
Olá, seja bem vindo ao atendimento digital FAECES. 💡 Esse canal, é exclusivo para assuntos do Plano de Saúde VIVA+:
✔️ Solicitar Autorização de Exames.
✔️ Solicitar 2 Via de Boletos.
✔️ Acessar Guia Médico.
... Entre outros serviços Assistenciais.

💬 Então, como podemos ajudar ?
Powered by