Dicas de quem não planejou sua aposentadoria

Um antigo ditado popular que adotei logo após os 40 anos de vida foi: “Você está ficando velho quando seus arrependimentos são maiores que seus sonhos”.

A lembrança deste importante aprendizado ressurgiu ao ler um recente estudo da gestora de investimentos Black Roch, com 27 mil pessoas no mundo – 4 mil da América Latina, incluindo o Brasil – na faixa etária entre 55 e 64 anos, sobre quantos, efetivamente, se prepararam para a aposentadoria.

Adicionalmente, solicitaram aos pesquisados “dicas”, ou recomendações, para os mais jovens,  sobre alguns cuidados preventivos, que muitos deles não tiveram. E que só agora se mostram arrependidos, ao ter que pagar um preço muito alto – financeiro e emocional – por este descuido.

Tomando em consideração apenas a amostragem de brasileiros, as recomendações são as seguintes:

  • 38% afirma que teriam começado a poupar muito mais cedo;
  • 47% teriam gastado bem menos do que o fizeram;
  • 25% teriam priorizado o preparo para a aposentadoria de forma preventiva;
  • 26% teriam quitado suas dívidas mais cedo.

Outro dado que merece registro é que apenas 22% conseguem economizar e 27% tem conseguido fazer algum tipo de investimento ou poupança.

Mas o dado mais alarmante é que a grande maioria constatou que o valor poupado não vai permitir manter o seu padrão de vida ao longo da aposentadoria.

Os estudos no Brasil, sobre a relação entre longevidade/previdência e aposentadoria mostram uma perspectiva de acentuada preocupação.

Segundo Thomás Tosta de Sá, presidente do Instituto Ibmec, “nossa pirâmide etária tem hoje o formato de uma granada, e acelerar o andamento aos projetos e estudos sobre o tema é uma forma de tirar o pino para evitar que a Previdência seja detonada antes do tempo.”

“Da maneira como está – conclui ele – o modelo já é insustentável.”

Continue a leitura do artigo em http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/dicas-de-quem-nao-planejou-sua-aposentadoria/88097/

Fonte: Renato Bernhoeft, para o Portal Administradores

Leave a Comment