Estratégias para finalmente conseguir juntar uma grana

A maioria dos brasileiros não tem o hábito de poupar, segundo pesquisas já realizadas. Em geral, as pessoas gastam tudo ou até mais do que ganham por mês. De acordo com um levantamento do SPC-Brasil, no último mês de março, apenas 15% dos consumidores tiveram sobra de dinheiro. Sendo que 12% pretendiam poupar a sobra e 4% planejavam gastar o dinheiro extra.

Os dados ainda mostram que 46% ficaram no “zero a zero”, garantindo não ter sobra nem falta de dinheiro no mês. E o pior: quase um terço dos entrevistados (32%) se declarou no vermelho, sem conseguir pagar todas as contas.

Falta de planejamento e educação financeira são os responsáveis por esse descontrole, mas os especialistas garantem que é sempre possível mudar o cenário e começar a poupar.

Se você está determinado a fazer a virada de mesa, separamos algumas dicas que te ajudarão a passar de um gastador em potencial para um poupador de mãos e bolsos cheios. Como você estará iniciando nessa missão, as primeiras ações podem parecer muito simples, mas acredite, com o tempo, você terá o hábito de poupar incorporado à sua rotina.

1- Adote o método do pote

Compre um pote grande e coloque ali todos os trocados que pararem na sua mão. Toda e qualquer moedinha tem o seu valor! De vez em quando, pegue esse valor e deposite em sua conta poupança. Com o tempo o dinheiro vai crescer e virar uma boa bolada.

2- Estabeleça uma quantia para guardar

Tente reservar um valor fixo para destinar às suas economias. Esse valor deverá ser guardado todo mês ou a cada vez que receber o seu salário. Muitas pessoas fazem isso há anos, mas é preciso disciplina.

3- Priorize a poupança

Antes pagar suas contas, comprar algo novo, reserve o dinheiro das suas economias. A ideia é inverter a lógica de poupar apenas se sobrar. Dessa maneira, se seu orçamento é apertado, você se forçará a fazer os ajustes necessários, como cortar eventuais despesas, para passar o mês. A prioridade é fazer as economias aumentarem.

4- Poupe automaticamente

Para quem não está habituado a guardar parte do salário, automatizar a poupança é uma boa opção. Esse serviço é gratuito para quem tem conta corrente e conta poupança no mesmo banco. Basta escolher um dia do mês para que o banco transfira o montante pré-determinado da conta corrente para a poupança automaticamente. Dessa forma, evitam-se esquecimentos.

5- Faça um check-up da sua vida financeira

Por último, mas fundamental, faça um diagnóstico financeiro. Pode parecer chato, mas é extremamente necessário descobrir quais sãos seus rendimentos e gastos. Uma vez que você tenha noção disso, procure identificar quais despesas podem ser reduzidas ou de que maneira é possível aumentar a renda. É isso que as todas as empresas fazem para sobreviver: planejar melhor os gastos. Faça esse check-up de tempos em tempos.

Fonte: Consumo Social

1
Olá, seja bem vindo ao atendimento digital FAECES. 💡 Esse canal, é exclusivo para assuntos do Plano de Saúde VIVA+:
✔️ Solicitar Autorização de Exames.
✔️ Solicitar 2 Via de Boletos.
✔️ Acessar Guia Médico.
... Entre outros serviços Assistenciais.

💬 Então, como podemos ajudar ?
Powered by