INFORMAÇÃO

Notícias

Entenda o que é Duration do Plano BD

Duration nada mais é do que um indicador da duração do passivo de um plano, correspondendo à média dos prazos para pagamento dos benefícios. Assim como há assistidos no Plano BD com projeção de recebimento de seus benefícios por mais 20, 30 anos ou mais, há outra parcela de assistidos do plano com idade mais avançada e perspectiva de prazos de recebimento bem menores.

Políticas de Investimentos dos planos de benefícios e do PGA são atualizadas

A legislação em vigor estabelece que os fundos de pensão adotem uma política de investimentos para cada exercício e para cada Plano, detalhando percentuais de investimento para cada segmento do mercado financeiro, controle, avaliação e monitoramento de riscos, ativos autorizados na composição da carteira dos recursos dos planos etc.

Nesse sentido, a Diretoria da FAECES,

Novembro fecha no positivo, porém acumulado no ano ainda se mantém distante da meta atuarial

Em novembro, houve uma recuperação nos retornos dos investimentos, fazendo com que a rentabilidade consolidada do Plano BD ficasse positiva em 1,77% e superasse a meta atuarial de 1,62% para o período. O resultado foi, inclusive, superior aos 0,93% de rentabilidade média obtida pelas Entidades Fechadas de Previdência Complementar no referido mês, de acordo com dados levantados pela Consultoria Aditus (disponíveis aqui).

3 motivos que provam que, mesmo na crise, o seu investimento na FAECES é uma excelente opção

A conjuntura econômica atual está desfavorável e, com isso, os retornos obtidos com as aplicações dos recursos dos planos administrados pela FAECES estão aquém do esperado. Porém, mesmo na crise, contribuir para o seu plano de benefícios BD ou II continua sendo um excelente investimento! Por quê?

  • Se comparada a outras modalidades do mercado,

Conheça um pouco da estratégia da FAECES para contornar os efeitos negativos da atual crise econômica

Em função dos recentes panoramas do cenário econômico e dos últimos resultados dos investimentos da FAECES, é natural que participantes se preocupem e questionem como a Fundação está lidando com a crise. Por conta disso, a assessoria que presta serviços de comunicação para a FAECES conversou um pouco com o Diretor Administrativo e Financeiro, Andre Duarte,

O que pode acontecer em caso de déficit no Plano BD ao final do exercício de 2021?

Como noticiado anteriormente, a crise econômica causada pela pandemia da Covid-19 ainda persiste e tem provocado impactos significativos nos resultados de quem investe no mercado financeiro — como as Entidades Fechadas de Previdência Complementar. E, pelos rumos da economia atualmente, há tendência de que o Plano BD encerre o exercício de 2021 com déficit.

É importante que o participante compreenda que um déficit no seu plano de previdência representa um desequilíbrio conjuntural entre os recursos necessários para a garantia do pagamento dos benefícios no longo prazo e os recursos que estão,

Rentabilidade em outubro segue tendência de queda sentida nos últimos meses

As entidades do sistema de previdência complementar fechado continuam a enfrentar os impactos da crise econômica e têm vivido um cenário difícil no que diz respeito a atingir as metas atuariais em seus investimentos. Em outubro, a tendência de queda sentida nos últimos meses se manteve e, com isso, as rentabilidades dos Planos BD e II foram negativas (-2,33% e -1,18%,

Cenário de crise é geral e participantes precisam ter cautela

Continuidade das revisões (para baixo) do crescimento do país, deterioração do cenário fiscal interno e preocupação maior com a trajetória de alta da inflação são alguns dos fatores apontados pela Consultoria Aditus em levantamento para explicar o resultado médio negativo de -0,27% das Entidades Fechadas de Previdência Complementar em outubro. O estudo aponta ainda que a rentabilidade média acumulada das EFPC é de 4,93% no ano (considerando de janeiro a outubro) e de 8,15% em 12 meses (de outubro de 2020 a outubro de 2021) — números próximos aos obtidos pelo Plano BD no período (3,92% no ano e 9,66% em 12 meses) e que corroboram a situação conjuntural vivida atualmente.

Rentabilidade anual dos planos de benefícios em Outubro 2021

PANORAMA

A rentabilidade consolidada dos Planos BD e II em outubro foi negativa, embora alguns segmentos de aplicação tenham tido retornos positivos: em ambos os planos, Investimento no Exterior e Operações com Participantes; no Plano BD, o segmento Imobiliário; no Plano II, a Renda Fixa e o Estruturado – Multimercado. O resultado global foi puxado para baixo por conta dos retornos em Renda Variável e Renda Fixa atrelada a Títulos Públicos — os que pior performaram no mês.

Boletim Viva+

Confira aqui todas as edições do Boletim Viva+, o boletim eletrônico semanal que leva informações úteis sobre o Plano Viva+ aos usuários, por e-mail.

Boletim nº56
Boletim nº56
capa-vacinah1n1
Boletim nº54
Boletim nº54
Boletim nº53
Boletim nº53
Boletim nº52
Boletim nº52
Boletim nº51
Boletim nº51
Boletim nº50
Boletim nº50
Boletim nº49
Boletim nº49
Edição nº48
Edição nº48
Edição nº47
Edição nº47
Edição nº46
Edição nº46
Edição nº45
Edição nº45
Edição nº 44
Edição nº 44
Edição nº 43
Edição nº 43
Edição nº 42
Edição nº 42
Edição nº 41
Edição nº 41
Edição nº 40
Edição nº 40
Edição nº 39
Edição nº 39
Edição nº 38
Edição nº 38
Edição nº 37
Edição nº 37
Boletim nº 36
Boletim nº 36
Boletim nº 35
Boletim nº 35
Boletim nº 34
Boletim nº 34

Relatório Anual

29 de abril de 2021
Relatório Anual 2020
Relatório Anual 2020
Relatório Anual 2019
Relatório Anual 2019
Relatório Anual 2018
Relatório Anual 2018
Relatório Anual 2017
Relatório Anual 2017
Relatório Anual 2016
Relatório Anual 2016
Relatório Anual 2015
Relatório Anual 2015
Relatório Anual 2014
Relatório Anual 2014
Relatório Anual 2013
Relatório Anual 2013
Relatório Anual 2012
Relatório Anual 2012
Relatório Anual 2011
Relatório Anual 2011
Relatório Anual 2010
Relatório Anual 2010
Relatório Anual 2009
Relatório Anual 2009

Política de Investimentos

11 de janeiro de 2022

A Política de Investimento tem como objetivo definir a estratégia de alocação dos recursos financeiros dos Planos administrados pela FAECES. A legislação em vigor estabelece que os fundos de pensão adotem uma política de investimentos para um horizonte de no mínimo cinco anos, com revisões anuais.

Plano de Benefício Definido

Política de Investimento do Plano de Benefício Definido.

Plano de Benefícios II

Política de Investimento do Plano de Benefícios II.

Plano de Gestão Administrativa (PGA).

Política do Plano de Gestão Administrativa (PGA).

Demonstrativo de Investimentos

O Demostrativo de Investimentos é um relatório resumo dos investimentos dos planos de benefícios e PGA administrados pela FAECES. Nele, poderá ser consultado a carteira própria, os tipos de ativos, os segmentos, o valor e o percentual de alocação em cada ativo. Sua divulgação é uma determinação da Superintendência  Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), através da Resolução CNPC 32 de 04 de dezembro de 2019, no seu Artigo 6º.

Demonstrativos 2021

Demonstrativos 2020

Demonstrativos 2019

Demonstrações Atuariais

As Demonstrações Atuariais (DAs) apresentam as premissas demográficas, financeiras e atuariais dos planos de benefícios de uma Entidade Fechada de Previdência Complementar. Sua divulgação é uma exigência da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). A consulta às DAs permite o acompanhamento dos resultados atuariais dos planos de benefícios.

Plano de Benefício Definido

Plano de Benefícios II

Nota Técnica Atuarial

15 de Junho 2021

A Nota Técnica Atuarial tem como objetivo apresentar a metodologia utilizada nas avaliações atuariais do Plano de Benefício Definido e Plano de Benefícios II administrados pela Fundação Assistencial dos Empregados da CESAN – FAECES.

Plano de Benefício Definido

Plano de Benefícios II

Balancete Contábil

Os balancetes contábeis são elaborados respeitando a autonomia patrimonial dos planos de benefícios de forma a identificar, separadamente, os planos de benefícios previdenciais e o plano de gestão administrativa, para assegurar um conjunto de informações consistentes e transparentes.

Balancete 2021

Plano BD

Plano CV

PGA

Consolidado

Balancete 2020

Plano BD

Plano CV

PGA

Consolidado

Demonstrações Contábeis - Planos Previdenciários

As Demonstrações Contábeis foram elaboradas e apresentadas de acordo com as práticas contábeis e as Normas Brasileiras de Contabilidade e os pronunciamentos, orientações e interpretações emitidas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).

2020

Relatório Circunstanciado sobre Controles Internos

Relatório anual produzido por auditor independente sobre os controles internos e aplicação das normas legais e regulamentares pela Faeces.

Relatório

Demonstrações Contábeis VIVA+

As Demonstrações Contábeis dos planos de saúde foram elaboradas e apresentadas de acordo com as práticas contábeis aplicáveis às operadoras de planos privados de assistência à saúde, reguladas pela ANS, compreendendo ainda, as Normas Brasileiras de Contabilidade e os pronunciamentos, orientações e interpretações emitidas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).

2018

2019

2020

Relatório da Administração sobre o desempenho do VIVA+

O Relatório da Administração do Viva+ mostra o desempenho econômico-financeiro consolidado do Plano de Saúde, os principais números e as perspectivas da administração do plano para os exercícios seguintes, além da descrição dos principais investimentos realizados, o objetivo, os montantes e as origens dos recursos alocados, inclusive aqueles voltados aos programas de promoção e prevenção à saúde.

2019

2020