Manter muitos cartões em tempos de juros altos é uma cilada

Você abre a carteira e nem sabe qual cartão de crédito usar? Cuidado, pois ter muitos cartões traz riscos, como o descontrole financeiro.

“A pessoa acaba se endividando mais e usa o saldo de um cartão para pagar a fatura do outro, até as operadoras cortarem o crédito e a pessoa acabar diante de uma dívida muito grande”, afirmou Ezequiel Penteado, professor da IBE-FGV, especialista em Finanças, Contabilidade, Tributação e Gestão de Pessoas.

Ele fez ainda um alerta sobre os juros elevados do cartão de crédito – os maiores praticados no mercado. Em março, os juros médios chegaram a 432,24% ao ano, o maior nível desde outubro de 1995, segundo a Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade). Quando você não paga o valor total da fatura, são estes os juros que a operadora te cobra.

Se você tem mais de um cartão de crédito e quer se organizar para ter apenas um, tente trocar as dívidas do cartão por dívidas de juros mais baratos, como as de empréstimo consignado ou bancário. “A pessoa troca uma dívida por outra, mas com juros menores e assim pode ter mais flexibilidade e um prazo maior para pagar”, afirmou o professor.

Clique aqui e continue a leitura do artigo.

Fonte: Finanças Femininas

Leave a Comment