PREVIDÊNCIA

Plano de Benefícios II

O Plano de Benefícios II é um plano instituído na modalidade contribuição variável e tem como base de cálculo o montante constituído pelas contribuições vertidas pelos participantes e patrocinadores e o correspondente retorno líquido dos investimentos, apurado nos termos do Regulamento do Plano.

Foi criado em novembro de 2005 e está aberto a adesões de novos empregados, tanto da CESAN quanto da FAECES.

Regulamento

Baixar regulamento do plano de Benefício II.

Simular Aposentadoria

Acessar área restrita do beneficiário e assistido.

Área Restrita

Acessar área restrita do beneficiário e assistido.

Ficha de Inscrição

Baixar ficha de inscrição do plano de Benefício II.

Cartilha do Participante

Baixar Cartilha do Participante Plano de Benefícios II.

Regime Tributário

Baixar regime tributário do plano de Benefício II.

Sumário do Plano

Baixar Sumário do Plano de Beneficio II.

Plano de Benefício Definido

O Plano de Benefício Definido é um plano da modalidade de Benefício Definido (BD), que tem como característica principal o conhecimento antecipado do benefício que o participante receberá no momento de sua aposentadoria.

Com a implantação de um novo plano de beneficio em 2005, está fechado a novas adesões. Portanto, a tendência desse plano é a redução gradativa do número de participantes, considerando que muitos deles já se encontram elegíveis à aposentadoria.

Regulamento

Baixar regulamento do plano de Benefício.

Cartilha do Participante

Baixar Cartilha do Participante.

Área Restrita

Acessar área restrita do beneficiário e assistido.

Rentabilidade

Em complementação ao Balanço Patrimonial Consolidado divulgado trimestralmente no jornal Faeces e Você, a FAECES divulga mensalmente a rentabilidade do Plano de Benefício Definido e do Plano de Benefícios II.

A seguir, confira a rentabilidade dos planos de benefícios acumulada no ano de 2018, até novembro:

Os dois planos de benefício tiveram rentabilidade positiva no mês. Como pode ser observado no gráfico acima, os dois planos estão superando a meta no ano. O déficit acumulado do Plano BD está em aproximadamente R$ 12 milhões, redução de R$ 2,5 milhões em relação ao fechamento de 2017. O Plano II encontra-se equilibrado atuarialmente.

Todos os segmentos tiveram rentabilidade positiva no mês, com destaque novamente para os referenciados e para a renda variável.No acumulado do ano os segmentos que estão apresentando melhor rentabilidade são os de renda fixa, renda variável e participações.

É importante lembrar que o benefício de aposentadoria do Plano de Benefício Definido (Plano BD) equivale à diferença entre 78% da média dos 12 últimos salários de participação corrigidos pelo INPC e o benefício hipotético do INSS. O seu valor independe da rentabilidade do plano.

Já no Plano de Benefícios II (Plano II), o benefício de aposentadoria é calculado com base no Saldo de Conta constituído por suas contribuições básicas e adicionais, valores portados e contribuições normais do patrocinador, atualizado pela rentabilidade do plano.

Acompanhe abaixo o histórico das rentabilidades mês a mês: