Relatório Anual de Informações 2021

CAPITAL PREV disponibiliza o seu Relatório Anual de Informações 2021

O Relatório Anual de Informações (RAI) da CAPITAL PREV referente ao exercício de 2021 está disponível abaixo para consulta. O documento traz as informações gerenciais de previdência, de investimentos e de governança da entidade no último ano, demonstrando também dados sobre os planos de saúde administrados pela Fundação.

Agosto 2021 a Janeiro 2022

 

Nesta edição do nosso informativo você fica por dentro da crise conjuntural que tem afetado o retorno dos investimentos dos fundos de pensão e entende que, apesar do cenário desfavorável, o investimento na FAECES continua sendo uma excelente opção.
Além disso, você conhece a nova Presidente do Conselho Deliberativo e descobre novidades sobre o plano de saúde Viva+.

Teste de detecção da Covid-19 requer autorização prévia do plano de saúde

Lembramos que a realização de exames para detecção da Covid-19 (nos laboratórios credenciados) requer autorização prévia do plano de saúde.

Com a disseminação da nova variante Ômicron no estado, assim como dos sintomas gripais da H3N2, o volume de pedidos de autorização para testes de Covid-19 aumentou consideravelmente no Viva+.

Política de Investimentos do Plano BD para 2022

A Política de Investimentos do Plano BD foi atualizada, como determina a legislação, e uma das principais alterações foi a revisão do estudo de macroalocação dos recursos, com vistas à manutenção de uma carteira que proporcione retornos compatíveis com a meta atuarial e simultaneamente minimize a probabilidade de déficit atuarial no exercício de 2022.

Para tanto,

Entenda o que é Duration do Plano BD

Duration nada mais é do que um indicador da duração do passivo de um plano, correspondendo à média dos prazos para pagamento dos benefícios. Assim como há assistidos no Plano BD com projeção de recebimento de seus benefícios por mais 20, 30 anos ou mais, há outra parcela de assistidos do plano com idade mais avançada e perspectiva de prazos de recebimento bem menores.

Novembro fecha no positivo, porém acumulado no ano ainda se mantém distante da meta atuarial

Em novembro, houve uma recuperação nos retornos dos investimentos, fazendo com que a rentabilidade consolidada do Plano BD ficasse positiva em 1,77% e superasse a meta atuarial de 1,62% para o período. O resultado foi, inclusive, superior aos 0,93% de rentabilidade média obtida pelas Entidades Fechadas de Previdência Complementar no referido mês, de acordo com dados levantados pela Consultoria Aditus (disponíveis aqui).

3 motivos que provam que, mesmo na crise, o seu investimento na FAECES é uma excelente opção

A conjuntura econômica atual está desfavorável e, com isso, os retornos obtidos com as aplicações dos recursos dos planos administrados pela FAECES estão aquém do esperado. Porém, mesmo na crise, contribuir para o seu plano de benefícios BD ou II continua sendo um excelente investimento! Por quê?

  • Se comparada a outras modalidades do mercado,

Rentabilidade em outubro segue tendência de queda sentida nos últimos meses

As entidades do sistema de previdência complementar fechado continuam a enfrentar os impactos da crise econômica e têm vivido um cenário difícil no que diz respeito a atingir as metas atuariais em seus investimentos. Em outubro, a tendência de queda sentida nos últimos meses se manteve e, com isso, as rentabilidades dos Planos BD e II foram negativas (-2,33% e -1,18%,

Cenário de crise é geral e participantes precisam ter cautela

Continuidade das revisões (para baixo) do crescimento do país, deterioração do cenário fiscal interno e preocupação maior com a trajetória de alta da inflação são alguns dos fatores apontados pela Consultoria Aditus em levantamento para explicar o resultado médio negativo de -0,27% das Entidades Fechadas de Previdência Complementar em outubro. O estudo aponta ainda que a rentabilidade média acumulada das EFPC é de 4,93% no ano (considerando de janeiro a outubro) e de 8,15% em 12 meses (de outubro de 2020 a outubro de 2021) — números próximos aos obtidos pelo Plano BD no período (3,92% no ano e 9,66% em 12 meses) e que corroboram a situação conjuntural vivida atualmente.